sábado, 6 de maio de 2017

Alma do Cerrado

Compartilho com os colegas algumas influências da parceria com João Lucas, com quem trabalho "a umidade das almas".

Meu olhar esta mais voltado para as profundezas da terra. No entanto, pensar na umidade das almas com João está levando-me para as profundezas do ser.

Ainda penso toda minha poética a partir do Cerrado. 

Seguem abaixo alguns pensamentos tortos...


fragmento para estudo:

36. Morte das almas; tornarem-se água; morte da água: volver-se em terra. Mas da terra (re)nasce água; e da água, alma. (CII)

        Pensamentos calangos...

O caminho em direção à água, descendente, seria neste fragmento  o caminho em direção à morte, assim como nosso corpo caminha para entregar-se à força da gravidade, para baixo, e integrar-se à terra. Ao mesmo tempo, da terra nasce a vida. As raízes do Cerrado, ao seguirem em busca d'água nas profundezas do subsolo, encontram a fonte da vida. Quanto mais profunda a raiz, quanto mais para baixo, mais vida, maior o vir-a-ser. 

Percebendo a alma como vaporização da água, posso perceber o processo de transpiração realizado pelas folhas das árvores do Cerrado como um caminho ascendente da alma. Do encontro das raízes do cerrado com a água nas profundezas do subsolo, ocorre um percurso ascendente da água, desde as raízes das plantas, que umidifica a atmosfera  no entorno da planta. 

Esta atmosfera úmida pode continuar seu percurso ascendente. Pode formar nuvens densas e chover, tornar-se água e volver-se em terra.


Mas da terra (re)nasce água; e da água, alma.

links dos videos para este estudo:  
estudo lago 01 (a, b, c)
estudo lago 2 (d )

Fragmento do fragmento, estou utilizando esta passagem para estudos de imagens poéticas, talvez para a produção de um vídeo.

concepção: A ideia de fragmento foi utilizada como gatilho criativo da performance e não segue necessariamente uma trajetória linear. 



a) da terra nasce água

Uma linha horizontal imaginária representa a superfície plana de um lago profundo (água). No vídeo, a imagem foi cortada horizontalmente, ocultando a parte do corpo que estaria submersa.  partir de impulsos gerados pelos pés, a performance corporal se desenvolve. Os pés representam a terra, pois estariam apoiados  do fundo  do lago, onde repousam os sedimentos. A movimentação desencadeia reverberações no corpo da performer.  O impulso do movimento está oculto nas profundezas do lago, mas podem ser vistas suas ressonâncias na caixa torácica, membros superiores e cabeça.



b) ...da água, alma

Na caixa torácica ocorrem as trocas gasosas do corpo, a oxigenação do sangue. Fluido e ar, água e vapor. Alma úmida.

O corpo vaporiza seus contornos e emerge na superfície do lago. A partir de impulsos profundos, membros superiores dão forma aos percursos ascendentes dos vapores da alma . Com o tempo, a alma umidifica-se. Condensa-se. Mergulha no lago de si e desaparece em sua própria profundeza.





c) fragmento, superfície, profundeza

Com recurso de edição de vídeo (Adobe Premiere Pro 9), foi feito uma fragmentação do corpo em feixes de imagens. Cada fragmento de imagem está em um tempo diferente, ora antecipando ora ecoando o movimento. O tempo que foi, o que está sendo o o por vir fundem-se na mesma imagem.
Esta fragmentação da imagem também remete à superfície de um lago que, quando agitado,  fragmenta a imagem refletida em sua superfície. 



















d) fragmento, oposição, harmonia

Num segundo estudo, também utilizando edição de vídeo a fragmentação da imagem  foi feita para para acentuar as diferenças entre as tensões do lado direito e esquerdo do corpo. Uma pequena diferença de tempo entre a imagem da direita e da esquerda acentua o conflito dos dois lados do corpo, ao mesmo tempo que sugere a harmonia a partir deste conflito.







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