sexta-feira, 31 de março de 2017

composição

Pesquisadores e compositores da UFBa têm produzido uma material bem consistente.

Há uma série de livros

1- Teoria e prática do compor I: diálogos de invenção e ensino
https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16804

2- Teoria e prática do compor II: diálogos de invenção e ensino
https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/20715

3-  

Teoria e prática do compor III: lugar de fala e memória

http://www.edufba.ufba.br/2016/12/teoria-e-pratica-do-compor-iii-lugar-de-fala-e-memoria/



4- Teoria e prática do compor IV: horizontes metodológicos

http://www.edufba.ufba.br/2016/12/teoria-e-pratica-do-compor-iv-horizontes-metodologicos/



TOdos são bem revelantes. mas o último, o n. 4, apresenta processos de composição que nos interessam, especialmente na discussão de ideias de ciclo e movimento e metáfofas de movimento em música.


Mais especificamente, temos a tese de Bertissolo, Guilherme

Composição e capoeira: dinâmicas de compor entre música e movimento

https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12586

Outros materias da escola da bahia:


1- de Lima, Paulo Costa.  Ernst Widmer e o Ensino de Composição Musical na Bahia
https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18644

2- Bertissolo, Guilherme
Po(i)ética em movimento: a análise Laban de movimento como propulsora de realidades composicionais

https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5600

3-  Pedro FIlho.
COMPOR NO MUNDO: UM MODELO DE COMPOR MÚSICA SOBRE BASES FENOMENOLÓGICAS

 https://www.academia.edu/26041903/COMPOR_NO_MUNDO_UM_MODELO_DE_COMPOR_M%C3%9ASICA_SOBRE_BASES_FENOMENOL%C3%93GICAS




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