quinta-feira, 9 de março de 2017

programa geral

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
INSTITUTO DE ARTES
PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ARTE

Produção e Realização Artística

Prof. Marcus Mota



Objetivo: desenvolver uma metodologia de pesquisa em processos criativos, contemplando todas suas etapas, da concepção à realização.
Metodologia:
 A partir de tema ou obra definidos como ponto de partida nos encontros iniciais, cada estudante vai propor um projeto de realização e gerenciá-lo. 
 Neste projeto, o propositor deverá: 1-integrar diversas artes; 2-se concentrar em uma obra com no mínimo 5 minutos de duração; 3- apresentar um roteiro de ações; 4- indicar a organização dos ensaios; 5- discorrer sobre as opções estéticas, sobre seu conceito e definição de espetáculo. Cada estudante vai propor e gerir um processo criativo. Cada estudante vai ser responsável por um blog de seu projeto. As aulas terão sempre um estudante na função de postar no blog da disciplina o que foi discutido.
Após a apresentação e discussão dos projetos em sala de aula, o foco da disciplina muda para uma consultoria criativa: com os projetos analisados e discutidos, passamos à etapa dos ensaios. Durante as aulas, teremos as discussões das questões surgidas durante os ensaios. Vídeos editados dos ensaios, revisões dos roteiros, relações entre cena e música, procedimentos cômicos, entre outros temas, tudo será apresentado e discutido em sala de aula. O objetivo é formar uma comunidade de aprendizagem por meio de mútuos esclarecimentos.
Não há limitação de gênero ou modalidade para os projetos: teatro, dança-teatro, vídeo, instalação, etc.
Ao fim do curso teremos uma mostra com o material produzido. 
Cada estudante, a partir das discussões em sala de aula, das anotações pessoais, do blog, das apresentações, irá fazer uma reflexão sobre seu processo criativo em forma de um texto monográfico.    
Avaliação

Participação nas discussões em sala de aula   30 pontos
Pré-projeto                                                       20 pontos
Blog                                                                  20 pontos
Trabalho Final                                                  30 pontos
TOTAL                                                              100 pontos. 


Bibliografia
BARRET, E. & BOLT, B. Practice as Research. Approaches to Creative Arts Enquiry. Londres e Nova York: I.B. Tauris,  2010.

KERSHAW, B. & NICHOLSON, H.(Eds.) Research Methods in Theatre and Performance. Edinburgh University Press, 2011.

HUTCHEON, L. Uma teoria da adaptação. Editora da UFSC, 2011.

MOTA, M. Teatro musicado, roteiro diagramático e seminários interdisciplinares: experiências em pesquisa, ensino e criação no laboratório de dramaturgia da Universidade de Brasília. Revista Cena, v. 19, p. 1-12, 2016.

MOTA,M. Registro,criação e mediação tecnológica: experiências no Laboratório de Dramaturgia-UnB. In: Anais online 15° Encontro Internacional de Arte e Tecnologia (#15.ART): arte, ação e participação. Brasília: PPG Arte, 2016. p. 493-501.

SMITH, H & DEAN,R. Practice-led Research, Research-led Practice in the Creative Arts. Edinburgh University Press, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário